sexta-feira, 2 de março de 2012

o que é vintage? (e o que é só velho?)


Como a gente usa a moda

A revista Cláudia publicou tempos atrás uma entrevista bem boa com o João Braga, nosso professor de História da Moda. Nessa matéria o professor organizou um pensamento sobre o nosso jeito de usar a moda hoje, nos nossos dias, e esse pensamento serve muito como direção praquele momento em frente ao guarda-roupa, toda manhã, quando a gente pensa no que vestir. Olha só!
O professor diz que vê “uma nova forma de criatividade que consiste não na invenção de novas proporções, e sim nas novas possibilidades de combinar o que existe – eis o ponto forte dessa nossa época.” E completa dizendo que tem três maneiras de se colocar em prática essa ‘nova criatividade’:
CROSS OVER: quando a gente mistura elementos de tempos diferentes, mas marcantes – tipo coisas “anos 80″ com outras coisas “anos 60″
CROSS CULTURE: quando a gente mistura elementos de culturas diferentes, tipo peças “peruanas” com peças “africanas” – de etnias facilmente identificáveis e diferentes
HI-LO: esse a gente conhece beeeem, é quando a gente mistura peças originais e caras com outras mais baratinhas das grandes lojonas difusoras de modinhas (ou mesmo coisas super festivas com outras básicas do dia-a-dia)
E com essa receita colada na porta do guarda-roupa a gente tem direção pra to-dos-os-di-as-da-vi-da. A graça da nossa moda não é inventar nada super novo, mas sim TER IDÉIAS NOVAS. A maior tendência dessa geração é misturar tudo com personalidade, com cara própria – exercitar combinações pra alcançar, quem sabe!, uma aparência única, autêntica e exclusiva. Mesclando AS NOSSAS PRÓPRIAS INTERPRETAÇÕES do que é étnico, do que é marcante em cada tempo da moda, do que é barato e caro e original e modinha. E é nesse exercício que a gente aprende e que ganha segurança. Já pra frente do espelho então! ;-)

Juventude pra vestir

A gente foi atrás de entender por que meninas “na flor da idade” (como diriam nossas vovós) às vezes aparentam estar na meia idade por meio das roupas que escolhem – mesmo que elas não percebam. O Luigi Torre, editor de moda da U+MAG e autor do About Fashion, deu várias dicas do porquê desse movimento.
Segundo ele, tem essa vontade de seguir os próprios rumos da moda, que nessas ultimas temporadas têm resgatado o espírito dos anos 30 e 40, que carregam uma imagem bem mais sóbria, e o próprio conservadorismo que parece ter tomado conta do mundo nesses tempos nas searas políticas, econômicas e culturais, que influencia todo o jeito como as pessoas vivem a vida – e consequentemente o jeito que elas se vestem. E atrelado a isso tudo tem a vontade simples e pura de alguns jovens se vestirem de gente grande para serem levados mais a sério, especialmente porque hoje tudo é muito mais acelerado na questão da maturidade. Tipo quem tem 15 anos e quer fazer coisas de quem tem 20, e quem tá com 20 quer ser tratado como se tivesse 25 e assim por diante.
A Susana Barbosa, editora de moda da Elle, também explicou que algumas meninas têm buscado “uma sofisticação” a toda prova, e acabam recorrendo às fórmulas óbvias, que carregam também uma mensagem conservadora, como tom nude, coque, saia midi, pérolas, blusas com gola de laço, e até as famosas bolsas “Birkin”, e ó: “O resultado são meninas de 23 anos, que vivem em 2011, aparentando as moças de 40 anos das décadas de 50”.
Mas se você gosta desses itens – a gente também curte – e é novinha, nem tudo está perdido. A Susana e o Luigi também falaram que o “frescor da juventude” está justamente em usar um ou outro desses itens, mas de um jeito novo. A gente (Oficina de Estilo!) acha que dá pra fazer isso ao misturar um de cada desses elementos de sofisticação instantânea com itens mais informais, bem joviais, tipo camiseta, jeans, sapato sem salto, comprimentos mini, maquiagem e esmalte bem coloridos, montão de acessórios, cabelo mais moderninho.
E se a gente pensar que a atitude, qualquer que seja a idade, é o que vai ser traduzido para a nossa roupa, qualquer um pode aplicar no dia a dia um pouco dessa filosofia que a Elis Regina cantava e deixar o novo sempre vir, mesmo que só um pouquinho. Assim a gente se permite mais, arrisca mais, se diverte mais e aproveita a vida muito mais. Não é isso que o comercial de refrigerante diz que “gente jovem” faz?

MENINAS MAIS CONSERVADORAS

Não faz muito tempo que a diferenciação no jeito de se vestir de uma menina de 20 anos e uma mulher mais velha, de 30 ou 40, começou a existir na moda. Antes dos anos 60 ainda não existia moda jovem, foi só a partir dessa década que meninas começaram a trocar suas saias rodadas da Dior e atacar com calças cigarettes, enquanto todos os meninos queriam ser rebeldes, como James Dean e Marlon Brando. Foi também na década de 60 que Mary Quant criou a mini-saia – símbolo máximo da juventude até hoje.
Mas historicamente, antes de tudo isso acontecer, meninas de 15 anos se vestiam praticamente como suas mães – e avós! Quem assistiu “Maria Antonieta”, da Sofia Coppola, deve ter se encantado com as roupas maravilhosas que Kirsten Dunst usa no filme, mas dificilmente deve saber que a rainha francesa só tinha 14 anos (!!!) quando se casou – e já tinha que super assumir uma posição de gente grande.
Imagens de moda mais “conservadoras”, inspiração pura pra quem curte esse visual.
Então quando uma menina de 20 anos tem uma referência do passado, do estilo de uma década antiguinha, de uma atriz como Audrey Hepburn e até mesmo de uma estilista como Chanel, é quase impossível ela não querer usar roupas que, hoje em dia, podem parecer caretas demais pra uma menina tão jovem.
Garotas que se vestem assim podem querer dizer, através dessa linguagem de moda mais “careta”, que são mais maduras, que tem responsabilidades de gente normalmente mais velha ou que são mais recatadas mesmo. Mas né, ninguém quer – e nem deve querer – envelhecer tanto através da roupa que tá usando. Principalmente porque a moda deveria ajudar a gente a ficar mais bonita, a dizer quem a gente é – e não atrapalhar.
Então o que meninas que curtem esse look mais “caretinha” podem fazer pra não parecerem tão mais velhas?!
O segredo tá em equilibrar materiais modernos, comprimentos e até cores mais fortes com essas peças mais clássicas, mais “sérias”. Quem assiste Gossip Girl deve ter percebido que esse contexto tem muito a ver com a Blair. Ela quer realmente parecer mais madura, mais séria, ser levada mais a sério e tem mil referências clássicas e antiguinhas de estilo – e em vários looks ela encontra um equilibrio perfeito entre tudo isso que ela é e sua idade.
A gente acha que, pra conseguir esse look equilibrado, vale pensar em peças “conservadoras” só que coloridonas, em estampas e texturas mais atuais, em acessórios moderninhos e em sempre ter pele à mostra – seja numa camisa com detalhe de transparência, no vazado de uma renda ou no comprimento curtinho de uma saia. Com todo esse equilíbrio, toda menina que curte esse visual já pode voltar a roubar o look da vovó – sem nenhum medo de envelhecer. :)

o que é vintage? (e o que é só velho?)

Uma vez uma cliente perguntou pra gente como diferenciar o que é vintage do que é só antiguinho – pra saber o que tem valor, o que vale a pena guardar e o que pode ser descartado. A gente tentou explicar o valor da informação de moda na roupa – mas nem com muito esforço a gente conseguiria definir tão bem o que é vintage! É do Cajon DeSastre a melhor definição de vintage dos últimos tempos, direto desse post aqui:
“Para uma peça ser vintage os requisitos são os seguintes: ter pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilsta, não haver sofrido nenhuma transformação, representar um instante de moda e estar em perfeito estado.”
vintage_flickr
Então todas informadas e sabidinhas, de olho nas araras dos nossos brechós favoritos: vintage provavelmente custa mais – mas também tem mais valor e mais informação de moda. O que não descarta uns bons e “velhinhos” achados com menos de 20 anos de história-fashion, né?!??

lindezas-fashion de antigamente

Olha que coisa mais incrível o flickr dessa Mille Mott! Tem coleções de álbuns recheados de imagens de moda antiguinhas, de revistas tipo Vogue e Seventeen das décadas de 40, 50 e 60. Tem também anúncios, ilustrações e inspiração de sobra: uma quantidade infinita de combinações de cores, de proporções que a gente pode “revisitar”, de acessórios que hoje são vintage e mais. Passeio delícia pra essa tarde tão linda (não tá?!??). Foi dica da Bella! ;-)
lindezasvintage
Quem queria dar um abraço de gratidão nessa moça por disponibilizar isso tudo na internê levanta a mão! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário