sábado, 12 de novembro de 2011

Toque retrô: 20 móveis e acessórios vintage

Fonte: http://casa.abril.com.br/materias/moveis/mt_408545.shtml


Eles têm cara de coisa antiga, mas foram repaginados e ganharam tecnologia moderna. Aproveite as 20 peças desta seleção para dar um ar retrô à sua casa, com muito estilo. 

Por Helene Zaro Koller


Você sabe o que significa a palavra vintage? Literalmente, o termo em inglês quer dizer “safra de vinho”, mas ele ultrapassou esse sentido e ganhou um novo significado no mundo da decoração e da moda: nesses meios, vintage designa peças do século 20 que se tornaram referência de uma época. Para facilitar: são objetos que nossos pais e avós tinham e que agora voltam repaginados para marcar presença em nossas casas. Viaje no tempo com estas 20 peças vintage e dê um toquecool à sua decoração. 


A batedeira Stand Mixer, da Kitchen Aid, um clássico do design, tem corpo de metal e tigela de aço inox de 4,83 litros. Com dez velocidades e movimento planetário, proporciona mistura homogênea para qualquer ingrediente. Vem com protetor de respingos e três batedores (massa, pão e claras).
O minirrefrigerador Retrô, da Brastemp, saiu dos anos 1950 diretamente para a casa contemporânea. Ele exibe características marcantes da época: pés-palito cromados, puxador como os dos refrigeradores antigos e a logomarca dos anos dourados, que foi retomada para reforçar o ar nostálgico. Nas cores vermelha, azul e amarela, o eletrodoméstico de 76 litros mede 48,4 x 51,9 cm, com 80,7 cm de altura.

A torradeira cromada CPT-70, da Cuisinart, só tem cara de antiguinha – na verdade, sua tecnologia é bem moderna, já que, além de torrar pães e massas, ela ainda realiza as funções de descongelamento e reaquecimento dos alimentos.
Inspirada na onda retrô, a Dominici reeditou clássicos de seu acervo e os batizou coleção Vintage. O pendente Vintage Medium J exibe 25 vidros artesanais em formato de J pendurados sobre um aro em latão cromado. Na parte central do aro, há três contrapesos para balanceamento da peça, suspensa por um cabo de aço. Com 44 cm de diâmetro e 29 cm de altura.
O banco Tam Tam, desenhado pelo designer francês Henry Massonet, em 1968, foi reeditado com cores de arrasar. O clássico do design da década de 1970 aparece nas linhas Kristal, Pop, Fluo e Metalizado. Leve e resistente, quando não está em uso, ele pode ser empilhado.

De madeira maciça tonalizada, a mesa lateral Paris exibe, sobre os pés-palito, a poesia do antigo mapa das ruas de Paris. A inspiração é clássica, mas o resultado só é possível graças à moderna tecnologia de impressão digital. A peça mede 60 x 60 x 60 cm.
O charmoso rádio Trend é uma releitura do design da década de 1950. Feito de plástico, funciona perfeitamente nas duas estações – AM e FM.
Imitando uma latinha de azeite, o cofre de metal Change é uma maneira bem humorada de guardar as moedas.
O liquidificador Clássico 4241, fabricado pela Oster, lembra aqueles eletrodomésticos da década de 1950, que aparecem nos seriados e filmes que retratam essa época. Com copo de vidro, mecanismo de metal e uma superlâmina de aço polido, o aparelho, além de preparar sucos e vitaminas, é capaz de triturar gelo. Produz cinco xícaras.

Ao ver um despertador desses, quem automaticamente não ouve aquele som estridente? Com 14,5 cm de altura, o relógio e despertador Trim, da Tok&Stok, funciona a corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário