sábado, 12 de novembro de 2011

Estilo Vintage

Fonte: http://portal.lialine.com.br/noticias/estilo-vintage/
17/01/2011

Por Bianca Carminati
Quem já não pensou em ter vivido em uma outra época? Já que isso não é possível, o que nos resta é copiar o estilo da década com a qual mais nos identificamos.
O vintage se estabeleceu como estilo de vida e como um grande segmento dentro do mundo da moda.O estilo nasceu entre as décadas de 60 e 70. Paris, Londres e São Francisco (USA), foram as cidades onde os brechós ganharam fama. Estas lojas surgiram para atender um consumidor jovem e sem dinheiro, que viajava pelo mundo atrás de novas culturas, buscando na moda uma integração do velho com o novo. Nasceu aí um conceito antimoda, multicultural, não consumista e ecologicamente correto. 
A palavra, antes de ganhar conotação fashion, foi usada para designar vinhos que têm a capacidade de envelhecer dentro da garrafa tendo seus sabores e aromas aprimorados (o vint, vem de vinho; age, de idade). A explicação então pode ser aplicada à moda: uma peça é considerada vintage se apresenta características clássicas, mas se mantêm usável.
Dos anos 20, por exemplo, vêm os vestidos com a cintura bem rebaixada com comprimento pelos joelhos, as pérolas à la Chanel, entre outros elementos. Os anos 30 não contribuíram muito para o estilo vintage, pois nessa época a moda se simplificou muito em função da Depressão econômica. Dos anos 40 pode-se tirar os decotes avantajados e a sensualidade e o glamour das grandes musas de Hollywood. Dos anos 50, as cinturas bem marcadas, calças cigarrette e saias godê. Já da década de 60, os vestidos justinhos e curtos e a silhueta A são elementos bem marcantes. Da década de 70, saias longas, estampas florais e tudo que remeta ao estilo hippie ou étnico. Os anos 80 trazem uma variedade de estilos, que vão do new wave e seus tons de neon, ao punk e outras vertentes do rock. Não é difícil descobrir que tipo de elemento pode-se buscar; nada que um pouco de pesquisa não resolva. 
Uma dica para quem quer seguir o estilo vintage, mas ainda não tem muita prática para compor as próprias produções, é escolher um look contemporâneo e mesclar com uma peça ou acessório do estilo vintage. Isso é capaz de deixar o visual bem atual e cheio de personalidade. 

Por isso, para quem está começando, os acessórios são a melhor opção. Que tal combinar um vestido pretinho básico com um cinto, uma bolsa de mão, colares ou um sapato irreverente? No Brasil boas dicas para compras vintage são os brechós de renome, como o Juisi by Licquor e o B. Luxo.
A ideia do vintage é trazer para o presente, detalhes marcantes de uma determinada época do passado. É necessário ter cuidado para não se transportar totalmente para uma década, correndo o risco de criar um visual datado demais. O que deixa o vintage interessante é justamente o fato de misturar o que é atual com o antigo, mesclar diferentes décadas, desenvolvendo um estilo que transmita a identidade e a personalidade de quem veste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário