quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cadeira Thonet: 150 anos de história


Ela nasceu em 1859, mas continua atual e brilhando na decoração de casas, bares e restaurantes do mundo

Por Natalie Antar
 Divulgação
A tradicional cadeira Thonet com assento de palha custa
R$ 718 na Isto é Brasil
Com século e meio de vida e mais atual do que nunca! A primeira cadeira produzida em massa nasceu em 1859, na cidade de Viena, na Áustria, pelas mãos de Michael Thonet. Seu design simples, funcional e econômico resistiu ao tempo. Hoje, aos 150 anos, completados neste ano, o modelo 214 (como é conhecida a primeira Thonet) continua na moda. A madeira envergada e o assento de palha sempre foram os trunfos da marca. A peça passou a ser sinônimo de elegância e conquistou, além de casas, muitos bares e restaurantes ao redor do mundo. A empresa, sob comando da quinta geração da família, ainda produz móveis assinados por Michael Thonet, mas nada faz tanto sucesso quanto o design do modelo 214.

"A cadeira virou objeto de desejo desde o momento em que foi lançada no mercado e continua assim até hoje", conta o empresário Wilson Gruman, sócio da Isto é Brasil, loja que representa a marca em São Paulo. "Ela é sucesso por vários motivos: pela praticidade, beleza, leveza da madeira e pelos traços suaves", completa.

Segundo Gruman, atualmente existem variações do modelo, mas a essência Thonet continua a mesma. "O original é com o assento de palha. Hoje temos assento de madeira ou de tecido. Outra adaptação são as cores. É possível encontrar o modelo na cor dourada, amarela, vermelha, azul, entre outros tons."
 Divulgação
Variações do modelo 214
 Divulgação
Algumas etapas do processo de montagem da Thonet no site oficial
Um pouco de história
Michael Thonet participou da história do mobiliário do século XIX por suas perfeitas formas curvas feitas com madeira, matéria-prima padrão de seu trabalho. Ele conseguia o formato curvilíneo por meio de um processo de aquecimento e molde da madeira – patenteado em 1856 –, tornando-o o maior e melhor produtor de madeiras curvas. Além disso, havia outra particularidade no mobiliário Thonet: as cadeiras eram desmontáveis. Isso traduzia bem o conceito da Revolução Industrial, que estava em seu apogeu na época. Outra característica marcante de seu mobiliário é o “estofamento”. O encosto e o assento são geralmente feitos de palha entrelaçada. Suas “cadeiras de vovó” revolucionaram o sistema de produção e trouxeram um conceito novo do sentar. Com 150 anos, mas com corpinho e design atuais.
 Divulgação
Imagens do site oficial divulgando a Thonet na época de seu lançamento
 Divulgação
Arte com Thonet: parede de um bar na cidade de Pamplona, na Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário